domingo, 6 de outubro de 2013

Análise do filme Mr. Nobody

            O nome do protagonista do filme Mr. Nobody surge, por coincidência ou não, ao final do primeiro verso de uma popular parlenda cantada pela mãe: "Eeny, meeny, miny, moe", quando as últimas duas sílabas -ny e moe formam o som do nome "Nemo" em inglês. A questão das escolhas é fundamental no decorrer do filme, desde a seleção dos pais antes do nascimento até o surgimento de uma gama de escolhas possíveis no futuro, quando Nemo se vê diante de uma escolha impossível entre o pai e a mãe num momento de separação. A partir da multiplicidade das escolhas se constrói a multiplicidade das vidas de Nemo, e disto surgem questões sobre tempo, memória, narrativa, entre outras.
            Em Mr. Nobody há uma grande mistura entre passado, presente e futuro, com as várias realidades se cruzando, às vezes na forma de sonhos, quando Nemo passa de uma realidade acordando em outra e alegando ter sonhado com a primeira. No entanto, como se percebe ao final, do começo ao fim do filme tudo ao que se assiste são passados e futuros (excetos certas passagens atemporais) de um único momento presente: o momento da separação dos pais e da escolha impossível de Nemo. Como mostra Agostinho, não existe passado ou futuro, mas sim o passado do presente e o futuro do presente (além do presente do presente). O grande referente da trama é o momento singular e presente da escolha impossível. O resto são recordações ou projeções.
            O tempo do filme não é um tempo objetivo, mas o tempo do protagonista, subjetivo, múltiplo, que se estende aquém do nascimento natural e se ramifica em diferentes porvires. O tempo segue muitas vezes na direção normal, mas por outras também regressa na direção contrária. As incertezas, oscilações e estranhamentos provocados pela estrutura da obra são ainda reforçadas pelas dúvidas e questionamentos exprimidas pelo próprio protagonista sobre a natureza do tempo, as escolhas, o amor, o medo e outros temas.
            A narrativa do filme é uma construção nada tradicional. Ela se inicia com a morte ou, melhor dizendo, várias mortes de Nemo e depois o apresenta mais velho, com 118 anos de idade. Este Nemo velho recordará, então, diferentes vidas e mortes. A memória do Nemo velho se revela como a imaginação do Nemo criança do presente, o que nos remete à ideia de que memória e imaginação não estão distantes uma da outra. Aristóteles já identificava a relação íntimia entre memória e imaginação, embora não levasse em conta a qualidade produtora delas que se assume atualmente. A memória é uma forma de imaginação, um resgate de um passado que é então dotado de significados simbólicos no presente.
            Embora a narrativa do filme seja claramente não linear, com diversas indas e vindas no tempo, é possível situar cronologicamente cada momento das vidas de Nemo. O espectador tem condição de traduzir estas descontinuidades em termos de cronologia e, assim, compreender o filme. Uma narrativa consiste, de modo geral, como atestam Furet e Ricoeur, em atribuir ordem ao caos dos acontecimentos. A narrativa, enquanto rede, confere sentido a estes acontecimentos que, sozinhos, seriam inintelígiveis. Ela é orientada pelo seu fim e só faz sentido em sua totalidade. Em Mr. Nobody não vemos, a princípio, a rede ordenada, mas sim o caos de acontecimentos dispersos que só se torna finalmente compreensível ao término do filme, quando o espectador tem condições de dar o sentido final à narrativa como um todo. O rompimento com o modelo narrativo mais tradicional causa relativo desconforto, no entanto não representa uma inovação total a ponto do filme não ser compreensível; ele está no meio-termo entre a conformidade com o padrão tradicional e a inovação radical.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Análise sobre o filme certeira ao pegar a linha da narrativa não-linear, que toma sentido ao seu final, a questão das escolhas que levam a várias possibilidades de vida para Nemo e o comentário sobre imaginação e memória. Gostei do trecho: "O grande referente da trama é o momento singular e presente da escolha impossível. O resto são recordações ou projeções.". Porém poderia ter relacionado um pouco mais com os conceitos de Ricoeur, apesar deste autor já balizar bastante o texto e sobretudo com os de Furet. Mas o texto como um todo está muito bom. Concordo com a crítica ao filme feita no final.

    ResponderExcluir