segunda-feira, 7 de outubro de 2013

2014, Rio de Janeiro.
Final da Copa do Mundo de Futebol.
Brasil x Uruguai

O estádio cheio, a tensa partida, que decidirá qual a melhor seleção de futebol pelos próximos quatro anos, está nos 30 minutos do segundo tempo.

Furet: Não sei por que deixei você me arrastar pra essa, Ricouer, você sabe que não tenho muita paciência pra ver jogos. O que me importa é o resultado. Quem ganha e quem perde.

Ricouer: Pare de me aporrinhar, homem. A melhor parte do futebol é a emoção de ver um jogo ao vivo. Não que essa seja dos melhores. Mas olha essa tensão, essa expectativa. Quantas emoções estão apostadas nesse jogo. O mínimo deslize pode mudar a maré da partida.

Furet: Há, onde já se viu. Como se aquele passe mal feito, que resultou numa bola pra fora tivesse importância. Importância tem o lance que marca, o gol feito. E nada mais.

Ricouer: Quanta bobagem. Cada pequeno acontecimento influencia o outro, meu caro. Um drible bem feito em cima do adversário, e ele fica desconcertado pelo resto do jogo.

Furet: Ah, é? Como?

Ricouer: Oras, esse jogo tem uma carga histórica, pra começo de conversa. É a revanche pela derrota do Brasil na copa de 1950. Olhe para essa torcida, olhe o quanto eles estão eufóricos. Os próprios jogadores sentem esse peso e dão tudo de si na partida. Mas não é só isso. Os acontecimentos que influenciaram a partida começam desde a escolha dos jogadores, o peso que cada nome tem dentro da partida, por exemplo, aquele Gilberto, da Lusa, foi o mito de 2013 ao ser o melhor jogador da derrota do Corinthians por 4x0. O pênalti que o Uruguai acabou de perder também influencia o jogo, desmoralizou o time.

Furet: Não sei, não concordo muito. Mas isso vai ficar para depois, no bar. Olha ali o Uruguai fazendo mais um gol.

Fim de jogo

Uruguai 2 x 1 Brasil

Furet: Você perdeu a aposta, você paga a cerveja.


Thomas Cogo Pires
NºUSP: 6838711

Um comentário:

  1. O exercício está adequado à proposta do diálogo entre os dois autores, porém poderia ter complexificado mais a conversa, aprofundado os pontos colocados: resultados X desenrolar da partida.

    ResponderExcluir